quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Crianças sem-abrigo descansam à beira de uma estrada em Agartala, na Índia












Entre 300 mil a 400 mil crianças ficaram sem abrigo depois da passagem do furacão Katrina pelo sul dos Estados Unidos, estimou um porta-voz da Unicef, que sublinha o facto de os mais pobres serem os primeiros a sofrer com a catástrofe.

"As crianças representam entre um terço e um quarto das pessoas afectadas pela catástrofe", disse aos jornalistas Damien Personnaz, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância, sedeado em Genebra, na Suíça.

"Num total de 1,2 milhões de pessoas, há entre 300 a 400 mil crianças sem abrigo", afirmou o mesmo responsável. "É um número muito grande e é preciso dizer que estas crianças vão ficar nestas condições durante semanas, talvez meses".

Damien Personnaz acrescentou que os Estados Unidos não precisam da ajuda financeira da Unicef, mas a organização pode disponibilizar a sua experiência para dar auxílio às vítimas a nível psicológico ou encontrar maneiras de fazer regressar as crianças à escola.

"A Unicef constata uma vez mais que são as populações mais pobres e vulneráveis as que mais estão a sofrer", afirmou.

1 comentário:

BrainStorm disse...

Os media americanos relatam sobre a amplitude do desastre e sobre a incapacidade do governo local para tratar da ajuda e dos socorros as estas pessoas, passando completamente em silêncio o comportamento extremamente negativo do governo americano no encaminhamento de socorros em caso de desastre. Não se poderia exibir mais cinismo e hipocrisia.