quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Uma verdadeira Lição de Vida















Alguém lhe disse que "o melhor medicamento para curar a alma é falares e escreveres sobre o que te aconteceu" e China Keitetsi fez do conselho o seu objectivo de vida. Como terapia, no seu primeiro livro relatou a sua fuga dos maus tratos paternos para terminar com nove anos na guerrilha de Yoweri Museveni, actual presidente de Uganda.

Agora, com 32 anos, conta a sua história em conferências e debates para que se conheça a terrível situação de milhares de meninos e meninas que perderam a sua infância e inclusive a vida no campo de batalha. "Agora só penso em ajudar outros meninos soldados que não são tão afortunados como eu", assegura. Esta luta mereceu-lhe mais do que um reconhecimento, como o galardão pela trajectória pessoal da UNICEF que recebeu em Madrid.

Depois de dez anos separada dos filhos, recuperou-os e começou uma nova vida com eles na Europa. "Os meu filhos dão-me a energia para viver e para querer viver", confessa a jovem mãe. Mas o caminho não foi fácil. Todavia hoje, uma década depois, está a recuperar-se e a aprender a confiar em si mesma.

Aos meninos soldado obrigam-nos a cometer crimes e ensinam-nos a depreciar os demais. Essa experiência muda-os para sempre e faz que se lhes torne muito complicado relacionar-se com outras pessoas com normalidade.

Em Junho de 2008 abriu uma casa de acolhimento para meninos soldado e filhos de meninas soldado no Ruanda. Ali não só encontram um lugar onde se sentem seguros, também os formam e ajudam a reintegrar-se na sociedade. Para estas crianças é muito difícil concentrar-se, o passado atormenta-os e é demasiado tarde para ir à escola. Neste centro ensinam-lhes jardinagem ou a fazer artesanato entre outras coisas.

A sua luta activista permitiu-lhes estar em contacto com crianças e jovens de toda Europa. Na sua página na internet recebe mensagens de crianças que lhe dão ânimo para refazer a sua vida, explica com um sorriso. Também observou que muitos menores que não apreciam os pais nem todas as possibilidades que lhes brinda o futuro só por terem nascido num país rico. "Ninguém pode querer-te mais que os teus pais", exclama China que não desfrutou desse amor.

Sem comentários: